segunda-feira, 4 de junho de 2007

Educação especial - Inclusão escolar - O desafio do século XXI

A educação especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades.

A educação dos alunos com necessidades educacionais especiais, tem os mesmos objetivos da educação de qualquer cidadão. Os recursos educacionais especiais requeridos em tal situação de ensino-aprendizagem é que se configuram como Educação Especial e não devem ser reduzidos a uma ou outra modalidade administrativa pedagógica como classe especial ou escola especial.

A identificação das necessidades educacionais como especiais e as decisões e orientações sobre o atendimento dos alunos que as apresentem, requerem a avaliação criteriosa por parte dos profissionais envolvidos, bem assim da família de cada aluno. Vale salientar que grande parte das necessidades educacionais, dos alunos portadores de deficiências, poderão ser atendidas, sem recursos e ações especiais, na própria escola com as alternativas regulares. Ao professor da sala de aula comum é imprescindível, além da capacitação e de apoio, que ele esteja preparado para receber o “novo aluno”, para que a inclusão não seja somente física, mas que haja uma aprendizagem significativa para todos os alunos.

A expectativa mais freqüente em nossos dias, é que cada vez mais crianças com necessidades educacionais especiais estejam nas classes comuns e escolas comuns, sendo efetivamente atendidas em suas demandas escolares, ao mesmo tempo em que cada vez menos classes e escolas especiais sejam necessárias. A educação de pessoas com deficiência deve ser compreendida em uma dimensão bem ampla, não só educativa, mas também sócio-cultural, com o objetivo de desenvolver suas potencialidades, sem destacar suas dificuldades, porém respeitando-as, aprimorando sua participação na sociedade.

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