sexta-feira, 8 de junho de 2007

Revolução tecnológica, globalização e neoliberalismo: efeitos na educação

A revolução tecnológica afeta também a educação, sendo fundamental ressaltar que as perspectivas educacionais futuras estão fortemente relacionadas com o conhecimento dinâmico e virtual. Não mais conteúdos pré-definidos, mas sim o aparecimento de percursos e perfis de competência, possibilitando a construção de novos espaços do saber. Tudo aflui para a globalização, os limites desaparecem nada impede a interação. A tecnologia é o agente facilitador das diversidades e a cibercultura movimentando o universo das informações a serviço do educador e do educando.

A globalização e o neoliberalismo, são marcas deste tempo. As conseqüências e impactos foram aos poucos absorvidos sem que a sociedade mundial percebesse as mudanças. A educação e o conhecimento passam a ser, tratando-se da globalização, o elemento central desse novo padrão de desenvolvimento. A educação passa a ser uma mera mercadoria igual a qualquer objeto de consumo. Nesse quadro, as políticas educacionais são elaboradas e implantadas, segundo as exigências da produção, do mercado e dos interesses dos países ricos, isto é dos que dominam a economia.

Conforme o sistema, as escolas elevam a qualidade de ensino para competir de acordo com as demandas de mercado. ”A educação é portanto, um problema econômico na visão neoliberal, já que é o elemento central desse novo padrão de desenvolvimento”.

A educação de qualidade é aquela que promove a cidadania, visando a superação das desigualdades e a democratização do Estado.

Nenhum comentário: